Visão empreendedora

“Aquele que é ativo, arrojado, que tem iniciativa”. Essa é a definição dada pelos dicionários do que é um empreendedor. Mas será mesmo só isso que define um empreendedor? Creio eu que não.Na verdade, ser um empreendedor, ter um perfil empreendedor e, principalmente empreender vai muito além de meia dúzia de palavras. O empreendedor vai além de boas idéias, ele implementa essas boas idéias, tornando-as reais e lutando até o fim para que elas se tornem um sucesso. É essencial que o empreendedor ame aquilo que se propõe a fazer, que saiba fazer bem e procure cada vez mais se aprimorar para que sua lista de sucessos cresça cada vez mais. Ter tenacidade, uma visão panorâmica da coisa – sem esquecer dos detalhes -, ser esforçado, precavido, saber fazer escolhas, ter sempre um plano B, C, D, quantos forem precisos, e nunca desistir são características que levam o empreendedor a grandes chances de sucesso.

O empreendedor tem uma característica muito marcante, que é não lamentar seus fracassos, e muito pelo contrário, aprender muito mais com esses fracassos do que com os sucessos. Auto confiança e nunca perder o foco são os diferencias mais importantes.

Se eu for falar tudo que um empreendedor tem como característica, fico até amanhã e não dou conta do recado. Mas meu objetivo aqui é outro. É de mostrar que um perfil como esse não ser explorado na sociedade, nem nos colégios e muito menos pelas famílias é um erro muito grave que o mundo todo comete e pouca gente é capaz de perceber. Que tal mudarmos essa realidade?

Anúncios

4 comments so far

  1. Peter on

    O ser humano, que tem sonhos, ideias, criatividade, educação, berço, falta de medo, e muito mais, chama-se Entrepreneur.
    Ele vai atras do Arco Iris, nunca cansa-se, sabe que vai chegar, mais cedo, mais tarde, sempre olhos e ouvidos abertos, sempre preparado de aprender – de outros, da historia, de qualquer origin –
    e com este mistura, que e uma canja de tudo, ´sta criando, sé tem neuronios suficientes, uma novo plano, um projeto proprio –
    evita de copiar – porque sabe, que o melhor sempre é algum novo – como “niche-business” –
    sim, o Entrepreneur não chora, nem sobre proprios falhas – nem sobre vento, chuva, baixos e altos de mercado, porque não tem tempo de chorar, porque preciso o tempo para criar uma resposta p resolver as novas problemas.
    Tambem não espera ajuda de governos, politicos, porque sabe que esse turma não serve para nada – só atrapalhar qualquer atividade, nacional, internacional;

    e quando um Entrepreneur faz algum bonito, esse grupo reclama: nós fizemos a base p tudo successo……..malandros!

    Mas: quem não aguenta ter chefe, mas o perfil de ser um lider de um grupo, o numero 1. dentro de iguais, deve-ir p frente; e gostoso,
    gratificante, e dá um bom sonho após um dia de sucesso.

  2. Mont Serrat on

    Peter,
    Esse texto só vem a confirmar o que estamos à procura, o perfil empreendedor. Fico grato pelo comentário.

  3. jesi on

    onde os outros vêem problemas,o empreendedor ve oportunidade

  4. Nélia on

    Como conseguir essa força empreendedora quando nos vemos rodeados de concorrentes fortes? Quando as ideias parece que se esgotam e há poucos recursos? Como conseguir destaque e estimular o interesse de clientes nesta área tão concorrida aqui? (Estou numa loja de roupa)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: